“Os destacamentos do interior estão sucateados. Há uma semana bombeiros se feriram porque utilizavam uma viatura antiga na serra e o Governo gastando 80 milhões em dois helicópteros”, questiona Reginauro Souza, presidente da Associação dos profissionais de Segurança (APS).
Reginauro lembra que, além de custarem caro, a manutenção dessas aeronaves também tem um alto custo. “A manutenção de uma aeronave dessa é caríssima, sem falar no combustível que ela consome”, diz.
Outro fato preocupante na aquisição dos helicópteros é que ela se dá sem que o governo avalie propostas ou opções mais em conta, isso porque Camilo Santana teria se utilizado de uma manobra para fazer a compra sem necessitar de licitação.
“Quando você coloca características que só um modelo possui, você impede que outras empresas concorram na licitação”, diz o deputado estadual Capitão Wagner (PR).
O deputado também questiona o modelo das aeronaves, que seriam luxuosas demais para a função. Para a associação que representa os praças da polícia e dos bombeiros, esse dinheiro poderia ser mais bem aplicado. “Nós temos um déficit de quase 17 mil policiais no Ceará e no Interior os profissionais trabalham em locais totalmente insalubres onde esse recurso seria muito mais bem aplicado”, diz Pedro Queiroz, Presidente da ASPRAMECE.
CNEWS