Consumidores relataram descumprimento da lei estadual nº 13.312/2003 por parte dos bancos, alegando que, em alguns casos, chegaram à agência bancária às 10h da manhã, mas somente foram atendidos no fim do expediente bancário, por volta das 16 horas.
Pelo menos cinco bancos foram denunciados pelos clientes e serão inclusos na ACP. Os nomes das instituições financeiras serão divulgados na terça-feira (27).
Espera não pode ser superior a 15 minutos
De acordo com a lei estadual nº 13.312/2003, consumidores devem ser atendidos nas agências bancárias por até 15 minutos de espera em dias normais e por até 30 minutos em vésperas ou dias imediatamente seguintes a feriados, bem como em datas de vencimento de tributos; pagamento de vencimento a servidores públicos; e ainda no início e final de cada mês.
Como denunciar
Denúncias também podem ser realizadas pelo aplicativo Procon Fortaleza, no sistema Android: Procon Fortaleza; ou no sistema iOS; e ainda pela Central de Atendimento ao Consumidor 151. Para registrar reclamação individual, o consumidor deve acessar o portal da Prefeitura de Fortaleza, no campo defesa do consumidor.
Redação Web