23°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Programação oficial do 27° Cine Ceará é anunciada

Programação oficial do 27° Cine Ceará é anunciada

02/08/2017 às 12h06 Atualizada em 21/03/2020 às 01h05
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
A coletiva contou com as presenças do diretor do Cine Ceará, Wolney Oliveira, do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, além do curador da Mostra de Cinema Chileno, Pablo Arellano, e da curadora da Caixa Cultural Fortaleza, Clara Marcília. Em 2017, cerca de 97 produções cearenses, nacionais e internacionais atestam a diversidade do evento que atingiu número recorde de inscrições.
"Seguimos com a tradição de trazer uma retrospectiva de filmes de um país de difícil acesso, por que a cinematografia Ibero-Americana é ainda uma cinematografia restrita", defende Wolney Oliveira.

Destaques
Sete longas concorrem ao troféu Mucuripe nas categorias Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz dos longas. O premiado chileno “Uma Mulher Fantástica”, de Sebástian Lelio, será o filme de abertura. No domingo (6) acontece a première mundial de “Malasartes e o Duelo com a Morte”, longa brasileiro com o maior número de efeitos especiais do país, cuja exibição contará com a presença do diretor Paulo Morelli e do protagonista Jesuíta Barbosa.
Os membros do júri responsável pela premiação é composto por Ernesto Garratt Viñes (Chile), Isabel Martínez (Costa Rica), Luis Peirano (Peru), Maria Dora Mourão (Brasil) e Victor Luckert Barela (Venezuela).
A Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem conta com 14 trabalhos que concorrem ao troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense. No júri da Competitiva de Curtas estão: Alessandra Bergamaschi (Brasil), André Parente (Brasil), Benito Amaro (Cuba), Osmar Gonçalves (Brasil) e Vera Zaverucha (Brasil).
O Secretário de Cultura, Fabiano dos Santos, apontou a relevância histórica do Cine Ceará na formação de plateia, de audiência e de público. "Sobretudo na formação estética de repertório de quem vai ver um bom filme e um bom cinema", resumiu.

Começo
O Chile é a nação homenageada em 2017 A Mostra de Cinema Chileno acontece entre os dias 1 e 6 de agosto, na Caixa Cultural Fortaleza. A lista inclui filmes de dois dos maiores nomes do cinema desse país: Alejandro Jodorowsky, um dos cineastas vivos mais importantes da América Latina, e Raúl Ruiz(1941-2011). A programação ainda conta com uma mostra do Panorama Chileno Contemporâneo e este recorte exibe, entre outras obras, o primeiro longa de Pablo Larraín, diretor chileno mais conhecido da atualidade: “Tony Manero” (2008).

Mais informações:
27° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, de 5 a 11 de agosto, no Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n - Centro); Cinema do Dragão - Sala 2 (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura); Hotel Oásis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500 - Meireles), Acesso gratuito mediante ingressos com distribuição no local. Contato: (85)3055-3465.

Diário do Nordeste
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade