A mãe da criança, Evilene Rodrigues, 19, conta que o filho estava apresentando “falta de ar” e por isso o levou até o hospital Gonzaguinha, no mesmo bairro. Ao chegar lá, foi informada de que o aparelho de Raio X da unidade não estava funcionando e teria de procurar a UPA.
Evilene diz que, já na UPA, os médicos informaram que o bebê estava bem e seria internado para dar medicação e controlar a respiração. Pela manhã, por volta de 9h, uma enfermeira o pegou para realizar o procedimento.
Segundo a mãe, poucos segundos após o remédio ser injetado, o bebê apresentou problemas. “Ele começou a endurecer e mudar de cor, eu gritei que o meu filho tava morrendo e a enfermeira pegou ele e saiu gritando pedindo ajuda”, relata a mãe.
Segundo a jovem, os médicos confirmaram que Kaleb teve uma parada cardiorrespiratória. “Quando ele voltou, chorou muito e ficou cansado de novo. Aí disseram que tinham que entubar para dar os medicamentos”, relembra Evilene.
Kaleb foi transferido para o Hospital Infantil Albert Sabin. De acordo com Evilene, ele está na ala de reanimação, aguardando vaga para UTI.
Por meio de nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) afirma que Kaleb foi atendido com quadro de broncoespasmo e recebeu a medicação “epinefrina”, indicada para crise asmática, em dosagem maior do que a indicada.
Segundo a Sesa, “foi confirmado que a criança apresentou uma reação adversa grave, por diversas causas”.
Ainda de acordo com a secretaria, uma sindicância será instaurada na UPA do José Walter para apurar os fatores que levaram à situação. “Após os resultados, encaminhamentos administrativos serão tomados para minimizar os riscos de que situações como esta voltem a acontecer”, diz a nota.
G1 CE