Sexta, 08 de Maio de 2026
20°C 30°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Funceme prevê chuvas no Ceará nos próximos dias; recarga dos reservatórios depende de precipitações consecutivas

Funceme prevê chuvas no Ceará nos próximos dias; recarga dos reservatórios depende de precipitações consecutivas

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
16/02/2018 às 12h02 Atualizada em 16/02/2018 às 12h02
Funceme prevê chuvas no Ceará nos próximos dias; recarga dos reservatórios depende de precipitações consecutivas
Foto: Reprodução
De acordo com o meteorologista da Funceme, Davi Ferran, “todas as regiões estão propensas (a precipitações)” e as condições são favoráveis para que as chuvas continuem a cair nos próximos dias no Estado. Ferran ressalta que já choveu, nos primeiros 15 dias do mês de fevereiro deste ano, em média, o equivalente a 110 milímetros no Ceará, quantidade que se aproxima da média histórica de 118 mm para o período.
As regiões do Cariri, Sertão Central, dos Inhamuns e Litoral Norte, onde mais choveu neste mês, com 178 mm de média, são as que registraram a maior quantidade de precipitações. Já as regiões do Maciço de Baturité e do Vale do Jaguaribe, que registraram chuvas abaixo da média, são as que mais preocupam a Funceme.
Para Davi Ferran, contudo, as duas regiões estão propensas a receber boas chuvas nos próximos dias. “A expectativa é que venham mais chuvas e, muito provalmente, a média do mês de fevereiro vai ser superada”, lembrou.

Reservatórios
O meteorologista fez uma ressalva, no que tange a carga dos reservatórios cearenses de médio e grande porte. Segundo ele, “para se ter uma recarga nos médios e grandes açudes, deve chover no Estado, pelo menos, de 400 a 450 mm por 60 dias consecutivos. Nós ainda estamos longe disso, mas é aguardar para ver o que ocorre”, finaliza.

Ceará Agora