Ao todo são disponibilizadas 796 vagas para mais de 20 cursos de graduação, sendo que metade dessas serão divididas em quatro modalidades de cotistas: preto, pardo, indígena e cotista social. Para participar das cotas os candidatos devem ter estudado o ensino médio integralmente em escola pública e possuir uma renda familiar de até um salário-mínimo e meio por pessoa, além de solicitar a inclusão como cotista durante a inscrição e entregar os documentos comprobatórios no Campus Cidao, entre 12 e 23 de março.
No Brasil o sistema de cotas já é utilizado por várias universidades federais desde 2012 que em sua maioria têm o ENEM como forma de ingresso. No Ceará embora todas as UF’s (UFC, UNILAB e UFCA) já utilizam-se o sistema, somente nesse ano é que as três universidades estaduais (UECE, URCA e UVA) utilizarão cotas semelhantes às adotadas pelas federais.
As inscrições ocorrerão entre os dias 12 de março e 13 de abril, com a aplicação da prova no dia 20 de maio e resultado previsto para o dia 08 de junho de 2018. Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 14 de 15 de junho, com o início das aulas em julho de 2018.
Confira o edital completo
AQUI