Mesmo com o abastecimento garantido para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) em 2019, o cenário ainda preocupa em algumas localidades do Estado e por isso, as medidas de economia de água devem continuar em vigor. A continuidade da taxa para quem consumir mais água que o estipulado é uma dessas ações e foi confirmada pelo presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas.
Segundo ele, a aplicação da tarifa deve durar até junho de 2019. De acordo com a companhia, a sobretaxa atinge cerca de 25% dos moradores da RMF
O mês mais chuvoso foi abril, com 211,1 milímetros, um aumento de 12,3% se comparado com a média histórica. Na sequência vem fevereiro, com 187,9 mm, e março com 120,8 mm. Maio obteve a pior média entre os meses da quadra invernosa, registrando 61,5 mm, uma diminuição de 32,1%.
Diário do Nordeste