Após a expulsão prematura de Carlos Sánchez, Shinji Kagawa colocou os japoneses em vantagem cobrando pênalti, aos 6 minutos do primeiro tempo, mas Juan Quintero igualou em cobrança de falta à la Ronaldinho Gaúcho, aos 39.
Na segunda etapa, os japoneses fizeram jus à superioridade numérica e conseguiram se impor com gol de Yuya Osako, aos 28, aproveitando o desgaste físico dos colombianos.
Desacreditada após anunciar um novo técnico a pouco mais de dois meses para o início da Copa, o Japão conseguiu a primeira vitória asiática em 18 confrontos entre seleções sul-americanas e orientais na história da Copa do Mundo.
Segundo a Fifa, o cartão vermelho de Sánchez foi o segundo mais rápido da história dos mundiais, atrás apenas da expulsão do uruguaio José Batista aos 52 segundos no duelo contra a Escócia durante a Copa do Mexico-1986.
Ainda nesta terça-feira, Polônia e Senegal entram em campo pela outra partida do grupo H. Na próxima rodada, o Japão encara os africanos, enquanto a Colômbia enfrenta os europeus, ambos os jogos dia 24 de junho.
AFP