Terça, 20 de Janeiro de 2026
21°C 30°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Santa Casa de Sobral oferece assistência especializada no tratamento de pacientes com câncer

Santa Casa de Sobral oferece assistência especializada no tratamento de pacientes com câncer

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
20/09/2019 às 13h56 Atualizada em 20/09/2019 às 13h56
Santa Casa de Sobral oferece assistência especializada no tratamento de pacientes com câncer
Foto: Reprodução
O Hospital é o único do interior cearense credenciado como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON). Atualmente a Santa Casa oferece assistência especializada, humanizada e integral aos pacientes com câncer, dispondo de equipamentos com tecnologia avançada e uma equipe composta por profissionais especialistas. Além disso, todo o atendimento, desde o diagnóstico ao tratamento, é custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Receber um diagnóstico de câncer e enfrentar longas filas de espera por consultas, exames e tratamento contra a doença não é nada fácil para os pacientes que, muitas vezes, ainda precisam enfrentar horas de estrada até chegar ao Hospital especializado onde recebem a intervenção adequada.
“Pacientes oncológicos têm prioridade na marcação de tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas, otimizando a realização dos exames e, em seguida, guiando o paciente ao tratamento adequado”, explica o coordenador do serviço de Oncologia da SCMS, Dr. Erialdo Silva.
Os pacientes são encaminhados à Santa Casa pelo Posto de Saúde ou diretamente por um médico. Vale ressaltar que, atualmente, o Hospital facilita o acesso do paciente oncológico que apresenta sua biópsia e diagnóstico de câncer durante a consulta. Após o atendimento no Ambulatório e a realização de exames, os pacientes são conduzidos à intervenção indicada, a qual é dividida em: radioterapia, quimioterapia, cirurgia e tratamento paliativo.

Tecnologia como auxílio
Os pacientes em tratamento com radioterapia encontram na Santa Casa agilidade e qualidade no atendimento. Em 2018, foi instalado no setor de Oncologia, o Acelerador Linear de Partículas (LINAC), o qual gera uma forma de radiação por meio de corrente elétrica, e o direciona para a área que se deseja tratar. Essa radiação promove a destruição do tecido doente, sem que haja danos aos tecidos saudáveis. A sala utilizada é composta por paredes e portas blindadas, cujo objetivo é manter a segurança do paciente e dos técnicos que ali trabalham.
O equipamento tem capacidade para atender mais de 50 pacientes por dia e o tratamento de radiação dura cerca de 5 minutos. Em média, o paciente espera menos de sete dias para receber esse atendimento. O Acelerador Linear de Partículas foi doado pelo Ministério da Saúde por meio do programa “Expansão da Radioterapia no Brasil”.
Além disso, o setor de Oncologia da Santa Casa também conta com o tratamento de quimioterapia, indicado antes ou após a cirurgia; o serviço de anatomia patológica, estudo feito por meio de exames macro e microscópicos de biópsias ou peças cirúrgicas; a análise imunoistoquímica, exame que encaminha o paciente para o diagnóstico e definição de tratamento; além do serviço de cirurgia e o tratamento paliativo, o qual a Santa Casa presta do forma humanizada aos pacientes internados no Hospital.