Segunda, 12 de Janeiro de 2026
21°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

573 escolas da rede municipal terão circuito interno de câmeras em 2020

573 escolas da rede municipal terão circuito interno de câmeras em 2020

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
04/12/2019 às 19h27 Atualizada em 04/12/2019 às 19h27
573 escolas da rede municipal terão circuito interno de câmeras em 2020
Foto: Reprodução

“A gente já está em processo de contratação com uma empresa de Pernambuco. A ideia é que nós estejamos até março com esse processo funcionando em algumas unidades. Será em todas as escolas, mas a empresa não vai poder instalar todas ao mesmo tempo”, explica a secretária. 

O projeto faz parte do “Mais Gestão Educação”, anunciado na tarde desta quarta-feira (4) durante coletiva à imprensa na sede da Academia do Professor Darcy Ribeiro. Segundo o programa, as câmeras serão integradas à rede de videomonitoramento a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e também das células de segurança da Prefeitura de Fortaleza.

Para além do reforço da segurança, a medida também prevê investimentos nas áreas pedagógica, de gestão e administrativo/financeira.  Com recursos de R$ 41.969.118,80, o objetivo é “fortalecer a política educacional” de Fortaleza. 

Ainda no primeiro semestre do ano que vem, serão instalados 12 núcleos multiprofissionais com serviços de psicologia à comunidade escolar, bem como ampliação para 10 o número de Salas de Inovação Educacional na Rede e repasse de material complementar de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes de 5º e 9º anos. 

Na área de gestão, para diminuir o abandono escolar, o programa vai contratar seis articuladores da busca ativa e 36 agentes. Juntos, eles atuarão para monitorar a frequência dos alunos. De acordo com Dalila Saldanha, a evasão nas escolas registrou uma queda de 3,4% em 2017 para 0,6% no ano passado. 

“Se o aluno faltar um dia sem justificativa, já dispara um alerta para o pai ou responsável. Eles recebem ligação, bilhete ou visita domiciliar. A gente procura saber o que aconteceu e em 10 dias se continuar faltando passa para o Conselho Tutelar. Com a nova equipe, a gente fortalece o processo de busca ativa”, garante a secretária. 

Já na última dimensão, o programa “Mais Gestão Educação” criou 278 vagas para o cargo de auxiliar administrativo financeiros para todas as escolas de tempo parcial. Ao mesmo tempo, serão contratados 75 manipuladoras de alimentos (merendeiras) e 155 zeladores.

Diário do Nordeste