Domingo, 10 de Maio de 2026
21°C 29°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Tecnologia cearense produz energia elétrica a partir do esgoto capaz de carregar celulares

Tecnologia cearense produz energia elétrica a partir do esgoto capaz de carregar celulares

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
05/12/2019 às 21h46 Atualizada em 05/12/2019 às 21h46
Tecnologia cearense produz energia elétrica a partir do esgoto capaz de carregar celulares
Foto: Reprodução

Fernanda Lobo, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC, conseguiu produzir hidrogênio, gás ambientalmente sustentável, para a geração de energia elétrica a partir de reações químicas. “A pesquisa se iniciou nos Estados Unidos, na Universidade do Colorado, os primeiros testes foram feitos por mim e uma equipe do grupo de pesquisa em bioenergia”, explica.

Para isso, um cubo de acrílico funciona como uma pilha, com lado positivo e negativo, para captar a energia química transformada em energia elétrica. Os resultados foram publicados na revista Energy & Environmental Science. “Essa foi a primeira fez que a gente conseguiu produzir hidrogênio sem nenhuma energia externa, utilizando apenas energia química da matéria do esgoto”, pontua Fernanda.

A pesquisadora destaca que a tecnologia possui relevância ambiental, por ser uma alternativa sustentável de manejo do esgoto, além de ter impacto social e econômico.

Diário do Nordeste