Domingo, 11 de Janeiro de 2026
21°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

MEC planeja aplicação da prova do Enem para cada série do ensino médio

MEC planeja aplicação da prova do Enem para cada série do ensino médio

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
09/03/2020 às 17h08 Atualizada em 09/03/2020 às 17h08
MEC planeja aplicação da prova do Enem para cada série do ensino médio
Foto: Reprodução

A deia é iniciar o exame desde a primeira série do ensino médio até os dois anos subsequentes, totalizando, ao final dos três anos, a nota que o estudante irá disputar vagas no ensino superior. De acordo com o planejamento da pasta da Educação, o projeto deve ser executado já em 2021 e ampliado de forma gradual.

O cronograma inicialmente traçado prevê a incorporação das turmas em 2022 e 2023, quando todo o ciclo regular do ensino médio estará englobado. Escolas públicas e privadas devem passar pelo exame de modelo fragmentado.

Os especialistas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irão analisar a viabilidade da proposta. Caso a mudança seja aprovada, ela irá ocorrer simultaneamente com a introdução do Enem digital, anunciado no ano passado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.

O Enem nos moldes atuais continuaria existindo, mas para um público residual: quem já terminou há tempos o ensino médio e quer disputar vaga em universidades e para os estudantes que perderem uma das provas do exame seriado. Poderá haver, portanto, o "Enem geral" e o "Enem seriado".

Diário do Nordeste