Segunda, 11 de Maio de 2026
21°C 30°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Redução na velocidade dos ventos gera sensação de ‘abafado’ no Ceará, diz meteorologista

Redução na velocidade dos ventos gera sensação de ‘abafado’ no Ceará, diz meteorologista

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
05/11/2020 às 06h19
Redução na velocidade dos ventos gera sensação de ‘abafado’ no Ceará, diz meteorologista
Foto: Reprodução

Nos últimos dias, o Ceará registrou chuvas em alguns municípios. Crateús, a 350km de Fortaleza, por exemplo, teve volume de 119mm. Episódios chuvosos, garante Fritz, são comuns na pré-estação. No entanto, as altas temperaturas sentidas em 2020, além da presença de chuva neste fim de ano, podem não ter relação com a intensidade de chuvas em 2021, ressalta o meteorologista. “Está tudo dentro do esperado. Nem a mais, nem a menos”.

A velocidade dos ventos no Ceará começa a reduzir em outubro após um período de alta em agosto. “No fim de ano, temos uma velocidade entre 10 e 30 km/h. É menor do que o percebido em agosto. A velocidade média era por volta de 40 km/h. Algumas rajadas chegavam a até 50 km/h”, calcula.

Mesmo que todo cearense esteja sujeito às variações de calor nesta época do ano, algumas regiões podem sentir mais a diferença de temperatura. “Quem está no litoral do Ceará também percebe uma alta nas temperaturas, mas o aumento é mais sentido no interior do Estado. Por lá, a velocidade dos ventos vai diminuindo. Por isso, a sensação de calor é maior no interior em relação ao litoral”, complementa o pesquisador.

G1 CE