Sábado, 31 de Janeiro de 2026
22°C 35°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Tribunal de Contas envia lista de pessoas que tiveram as contas julgadas irregulares; 2 são de Santa Quitéria

Tribunal de Contas envia lista de pessoas que tiveram as contas julgadas irregulares; 2 são de Santa Quitéria

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
10/08/2022 às 17h21 Atualizada em 10/08/2022 às 17h21
Tribunal de Contas envia lista de pessoas que tiveram as contas julgadas irregulares; 2 são de Santa Quitéria
Foto: Reprodução

O documento tem 6.804 nomes e entre eles, 2 são do município de Santa Quitéria: o ex-vereador José Francisco de Paiva (até 29/09/2029) e a ex-secretária Regina Célia Matos Moura (até 09/11/2029).

O TCU fará a atualização diária dos dados até o dia 31 de dezembro. Na prática, os candidatos que tenham as contas barradas pelo TCU podem ficar impedidos de continuar tentando um cargo eletivo, com base na Lei da Ficha Limpa.

De acordo com a Lei de Inelegibilidades, o responsável que tiver as contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa e por decisão irrecorrível do órgão competente não pode candidatar-se a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão.

Segundo o TSE, candidatos, partidos políticos ou coligações podem utilizar as informações contidas na lista do TCU para impugnar o pedido de registro de candidatura de possíveis concorrentes no prazo de cinco dias contados da publicação do edital do pedido de registro.