Os dados fazem parte da pesquisa 'Educação brasileira em 2022 – a voz de adolescentes", realizada pelo Ipec (ex-Ibope) a pedido da Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A pesquisa ouviu estudantes que estão na rede pública de ensino, e também aqueles que não completaram o ensino médio e não estão mais frequentando a escola. Dos entrevistados que relataram não frequentar mais a escola, 4% dão da classe AB, enquanto, na classe DE, chega a 17% — ou seja, é quatro vezes mais.
Além do trabalho, diversos aspectos contribuíram para o abandono escolar nos últimos anos. Dificuldades de aprendizagem é um dos motivos relevantes, com 30% afirmando que saíram "por não conseguirem acompanhar as explicações ou atividades".
Em seguida, 29% dizem que desistiram, pois "a escola não tinha retomado atividades presenciais" e 28% afirmam que "tinham que cuidar de familiares". Temas como falta de transporte (18%), gravidez (14%), desafios por ter alguma deficiência (9%), racismo (6%) também foram citados. Cada entrevistado podia escolher mais de uma opção.
O Povo