Os policiais foram acionados por socorristas do Samu que haviam sido chamados para atender uma ocorrência de um homem em aparente surto psiquiátrico. Ao chegarem ao local, os socorristas constataram que o homem estava armado e mantinha a madrasta em cárcere.
Uma equipe da 13ª CIPM foi a primeira a chegar e isolou o local para que ninguém entrasse no imóvel e corresse risco de ser mantido como refém. Durante a negociação, os militares comprovaram que o mesmo aparentava estar em um estado de bastante confusão mental, além de falar frases desconexas.
Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Atlântico também foram acionados para auxiliar na ação.
Com a chegada de uma equipe do Bope, a PM conseguiu entrar no imóvel, conter o homem e libertar a refém. Com o detido, foi encontrada uma pistola de calibre 765 sem munições, que o suspeito informou ter comprado de um traficante, além de um par de algemas.
Segundo a Pm, o homem foi atendido pelo Samu e encaminhado para uma unidade de saúde mental com escolta da PM e a arma apreendida foi encaminhada à Central de Flagrantes para o registro da ocorrência.
O povo