22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Sites vendem diploma de curso superior para quem sequer pisou em sala de aula: 'Documentação 100% original', diz atendente

Sites vendem diploma de curso superior para quem sequer pisou em sala de aula: 'Documentação 100% original', diz atendente

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
05/11/2022 às 12h02 Atualizada em 05/11/2022 às 12h02
Sites vendem diploma de curso superior para quem sequer pisou em sala de aula: 'Documentação 100% original', diz atendente
Foto: Reprodução

Em um dos sites, chamado "Diploma no Brasil", o serviço é vendido como forma de potenciar o currículo do candidato a uma vaga de emprego. Além de diplomas de graduação em faculdades de todo Brasil, eles vendem cursos de pós-graduação e de mestrado, prometendo uma "entrega segura e sigilosa".

"Adquira seu diploma de curso superior - graduação. O diploma superior é obrigatório para atuar em áreas especificas, por tanto, se você quer que seu currículo se destaque, o ensino superior é fundamental. Você que não tem tempo de estudar ou não concluiu seu curso superior por algum motivo pessoal não perca tempo, compre o seu agora! Você pode utilizar para emprego, dar continuidade aos estudos e concorrer à (sic) concursos", diz a página.

Em conversa obtida pela reportagem, um atendente da “Diploma no Brasil”, identificado como Roberto, explica como o trabalho funciona. Para iniciar o processo, eles pedem ao cliente foto da identidade, CPF, diploma do ensino médio e comprovante de endereço. O valor é cobrado somente quando a documentação fica pronta e a empresa encaminha um vídeo do produto final.


“Não cobramos nem um tipo de entrada pagamento somente após a documentação pronta! Assim que estiver pronto vou te enviar vídeos e fotos legíveis para conferência do diploma histórico escolar e certificado de conclusão! Envio também a publicação no diário oficial que é feito através do MEC. Após confirmação do pagamento vamos prosseguir com o envio de imediato via sedex 10!”, escreveu o atendente em resposta a uma cliente.


No Rio de Janeiro, o site emite diplomas da Universidade Estácio de Sá, Universidade Paulista (Unip) e Pontifícia Universidade Católica (PUC). Um diploma da PUC, por exemplo, custa R$ 4,4 mil e um da Estácio cerca de R$ 4 mil. Questionado pela cliente se há chances de descobrirem que ela nunca estudou na PUC, uma das universidades particulares mais tradicionais do país e a qual ela desejava o certificado, o vendedor assegura que é “tudo validado no MEC, como combinado”.

“Documentação 100% original. Você terá todos os benefícios de um aluno normal, com documentação emitida diretamente dentro da universidade”, acrescentou o atendente por áudio.

O presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RJ, Rafael Mario Iorio Filho, esclarece que todos os envolvidos estão cometendo crimes, que vão de estelionato ao exercício ilegal, posteriormente, das profissões, o que torna a situação ainda mais grave.

O Globo