No espaço onde a família presidencial vai morar, Janja apontou diversos danos em tapetes, sofás rasgados, infiltração nas paredes, janelas quebradas e obras de arte que não estão lá (e que ainda não foram rastreadas para se saber onde estão).
Na sala de estado, que é uma sala imensa de reuniões de trabalho da Presidência da República, o assoalho está com partes soltas. Janja mostrou também obras de arte danificadas pelo Sol.
Também foram encontrados objetos do ex-presidente Jair Bolsonaro no local, como sua caneta Bic, que estava na mesa da biblioteca oficial onde eram realizadas as lives do ex-presidente.
O estado geral do edifício, um dos mais icônicos de Brasília, não é bom e exige muitos reparos. Isso deve atrasar a ida de Janja e Lula para morar no local.
 |
Foto: Reprodução |
Visita com Lula e o que será feito no Alvorada
Janja contou que Lula "ficou mexido" e "um tanto decepcionado" ao visitar o Alvorada na terça-feira (3) e encontrar o prédio nesta situação. Afinal de contas, ele morou lá por oito anos, de 2003 a 2010, durante seus dois mandatos.
Lula chegou a plantar um pé de mandacaru no local quando era presidente, planta que hoje já deveria estar crescida. Mas, ao chegar ao palácio, constatou que a árvore tinha sido retirada, o que deixou o presidente muito decepcionado, segundo Janja.
A intenção da primeira-dama é começar uma reforma em uma parte do Alvorada, na residência, nos próximos 20 dias, para que eles possam se mudar para lá. Na outra área privada e na parte pública, a reforma deve continuar mesmo com o presidente morando lá.
Janja também tem a intenção de tombar móveis históricos que estão no Palácio da Alvorada.
"O prédio é tombado. Estamos pensando em fazer o tombamento das coisas que estão dentro do Alvorada. Para que não aconteça mais isso, de um governante chegar e retirar as coisas que são patrimônio do Estado brasileiro."
 |
Foto: Reprodução
|
G1