22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Com quase 700 mm, chuva registrada no litoral Norte de SP foi a maior da história do Brasil

Com quase 700 mm, chuva registrada no litoral Norte de SP foi a maior da história do Brasil

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
21/02/2023 às 18h37 Atualizada em 21/02/2023 às 18h37
Com quase 700 mm, chuva registrada no litoral Norte de SP foi a maior da história do Brasil
Foto: Reprodução

O Cemaden instalou a maior parte dos pluviômetros da rede de observação do país em 2013. O equipamento verifica a quantidade de chuva. O volume que caiu em Bertioga, 683 milímetros acumulados no período, é o maior registro do sistema até o momento. Já o recorde do Inmet, de 1991, da cidade de Florianópolis, é de 404,8 mm em 24 horas.

Para cada milímetro de chuva que cai, o volume equivale a um litro de água despejado por uma área de 1 metro quadrado.

Entre os motivos que ajudam a explicar o alto volume estão a cadeia de montanhas da Serra do Mar e uma frente fria vindo do mar.

Até as 19h, o volume elevado de chuva na região deixou 40 mortos (39 em São Sebastião e um em Ubatuba). Como consequência, foi decretado estado de calamidade em seis cidades e luto oficial de três dias. Em todo o estado de São Paulo, são 1.730 desalojados e 766 desabrigados. Em Bertioga, foram registrados alagamentos, queda de árvores e barreiras e falta de luz.

G1