Um mutirão de exames e cirurgias está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Hidrolândia, a ação começou em março, e está prevista para terminar apenas quando as filas estiverem zeradas. O intuito é diminuir as filas de espera por procedimentos no município.
Essa é a primeira vez que acontece o mutirão de catarata e endoscopia na cidade. A Secretária de Saúde, Thaiana Oliveira, relata que há equipes médicas especializadas em cada caso. “O mutirão de catarata já está na segunda fase, e os exames de endoscopia estão na primeira fase”, conta ela.
No 1° dia do mutirão (20/03), o médico Dr. Mendonça, compartilhou que a intenção era operar de 40 a 50 pessoas de catarata. “E nas próximas semanas, continuaremos com o mutirão, totalizando em 150 cirurgias”, afirma.
O médico endoscopista, Neto Melo, comenta sobre o procedimento: "é um exame extremamente complexo, que deve ser realizado em ambiente seguro, ambiente hospitalar e é extremamente importante para diagnosticar gastrite e esofagites. E completa: “parabenizo a prefeitura por estar disponibilizando esse acesso a população, é um exame muito difícil, caro, e que a população de Hidrolândia a partir de agora, terá acesso”.
A ação está sendo realizada no Hospital Municipal de Hidrolândia, entre eles estão incluídas as seguintes cirurgias: catarata, histerectomía, vesícula e hernia. Poderão participar usuários que aguardam na fila de espera e novas demandas que podem aparecer. Sendo a Central de Regulação a responsável por realizar os agendamentos com os pacientes.