23°C 38°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Faec e Governo do Estado assumirão gerenciamento do Perímetro Irrigado de Varjota

A intenção é, no curto prazo, colocar em produção 100% do perímetro, para o que será feita uma rigorosa seleção dos irrigantes.

16/08/2023 às 13h29 Atualizada em 23/08/2023 às 02h00
Por: Thiago Rodrigues Fonte: A Voz de Santa Quitéria
Compartilhe:
Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, deu sinal verde para que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) transfira para a Federação da Agricultura e Pecuária (Faec) e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará, a gestão do Perímetro Irrigado Araras Norte, em Varjota. A informação foi divulgada pelo jornalista Egídio Serpa, do Diário do Nordeste.

Esse perímetro tem 3.200 hectares de área infraestruturada – com canais principal e secundários de irrigação – mas apenas 679 hectares estão a produzir. A intenção da Faec e da SDE é, no curto prazo, colocar em produção 100% do perímetro, para o que será feita uma rigorosa seleção dos irrigantes.

O presidente da Faec, Amílcar Silveira, deu detalhes do que pretendem no novo gerenciamento: transformar o Perímetro Araras Norte “num projeto inteligente, certificado, com produção voltada para a exportação”. Os irrigantes já instalados manterão suas áreas e continuarão a produzir o que já produzem, mas o restante da área terá gestão compartilhada das duas instituições.

“Vamos entrar em contato com um distribuidor europeu para que possamos iniciar a produção com contrato de exportação assinado”, disse Silveira, que na sua opinião, a manutenção de um perímetro irrigado custa caro e o governo não tem recursos para isso, cabendo à iniciativa privada fazê-lo. “A Faec e a SDE animarão o processo inteiro, vão tocar o projeto até sua entrega definitiva aos produtores rurais”, concluiu.

Varjota - CE
Sobre o município
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade