23°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Inep pede que PF investigue divulgação de imagem da página da redação em redes sociais

Uma página de rede social exibe uma imagem com o tema da redação "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil"

05/11/2023 às 19h37 Atualizada em 05/11/2023 às 19h40
Por: Thiago Rodrigues Fonte: G1
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acionou a Polícia Federal na tarde deste domingo (5) para investigar a divulgação da imagem de uma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 nas redes sociais. Pelas postagens, não é possível identificar se a imagem foi capturada antes ou ou depois do começo da aplicação das provas, que tiveram início às 13h30.

A foto que tem circulado na internet mostra a página onde consta o tema da redação do Enem 2023 "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil" e os textos de apoio. No entanto, a imagem foi divulgada durante a execução da prova. Pelas regras do Enem, os participantes não podem utilizar smartphones ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos durante o exame.

Segundo a assessoria de comunicação do Inep, sempre que o instituto toma conhecimento de possíveis vazamentos ou outras violações das provas, a PF é acionada para investigar as suspeitas.

"Me pergunto como a pessoa tirou a foto se não dá para tirar na sala e agora não dá para levar o caderno de respostas", questionou uma internauta numa página que publicou a imagem. "Tomara que pelo código que está no caderno dê para identificar a pessoa. Merece processo", comentou outro seguidor.

Antes do fim da aplicação do Enem 2023, também circulava em grupos de WhatsApp fotos do que seria a prova completa. Dois professores que prestaram o Enem afirmaram à reportagem que ela é verdadeira.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade