21°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Recorde histórico na demanda de energia

Esta marca histórica superou o recorde anterior de 97.659 MW, estabelecido em setembro deste ano, refletindo a significativa elevação de temperatura em várias regiões do Brasil

Por:
14/11/2023 às 15h43 Atualizada em 14/11/2023 às 16h51
Recorde histórico na demanda de energia
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciou um feito inédito na segunda-feira (13), com a demanda instantânea do Sistema Interligado Nacional ultrapassando 100 mil megawatts (MW) às 14h40.

Esta marca histórica superou o recorde anterior de 97.659 MW, estabelecido em setembro deste ano, refletindo a significativa elevação de temperatura em várias regiões do Brasil.

Continua após a publicidade
Anúncio

Onda de Calor no Rio de Janeiro

Na terça-feira (14), o Rio de Janeiro enfrentou uma onda de calor excepcional, registrando a maior sensação térmica desde 2014, atingindo 58,5°C em Guaratiba.

A ausência da estação chuvosa esperada para este período e a falta de nuvens como reguladoras de temperatura potencializaram esse fenômeno climático, conforme apontado pela meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Ar-Condicionado ou Ventilador? Dicas para Enfrentar o Calor com Economia

Diante das condições extremas, a escolha entre ar-condicionado e ventilador torna-se crucial. Os ventiladores consomem menos energia, mas os aparelhos de ar condicionado oferecem conforto térmico. Antes de adquirir um ar-condicionado, é fundamental avaliar o consumo anual de energia indicado pela etiqueta do Inmetro. Para os ventiladores, a observação da eficiência energética na etiqueta e práticas como limpeza regular e dimensionamento adequado são essenciais para garantir eficácia na ventilação e economia de energia.