Uma fotografia do caderno rosa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que mostrava o tema da Redação, vazou em um grupo do WhatsApp, quase 4 horas antes do tempo permitido para sair com a prova. Nesta quarta-feira (24/01), policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão contra um homem na cidade de Sobral, através da Operação Limite Virtual.
A investigação teve início após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep) acionar a Polícia Federal no Paraná, ao identificar que um morador daquele estado havia compartilhado a imagem em suas redes sociais. O suspeito inicialmente apontou ter retirado a fotografia de um grupo do WhatsApp.
Com o aprofundamento das investigações, um novo suspeito surgiu em Sobral, onde foi identificado que o tal homem teria postado a imagem em um grupo por volta das 14h40 do dia 5 de novembro de 2023, quando a prova já estava em andamento. A suspeita principal é de que ele não tenha realizado o exame.
O delegado Daniel Ramos, chefe da Delegacia de Polícia Federal de Juazeiro do Norte, espera que a análise dos dados do celular contribua para avançar na investigação e identificar outros possíveis envolvidos no vazamento. O suspeito, que não tinha antecedentes criminais, poderá ser indiciado pelo crime de fraudes em certames de interesse público, com pena que pode chegar a 8 anos de reclusão.
O mesmo está agendado para prestar depoimento na próxima segunda-feira (29), dando continuidade às investigações sobre o caso.