20°C 35°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Álcool líquido 70%: Anvisa volta a proibir venda nos supermercados

Somente o produto em gel continua liberado. Produto em gel é mais seguro e a eficácia na limpeza é a mesma, afirma Anvisa

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa Fonte: O POVO
04/04/2024 às 13h33
Álcool líquido 70%: Anvisa volta a proibir venda nos supermercados
Deísa Garcêz

Abril é o último mês para mercados e farmácias venderam o álcool líquido 70%. A partir do dia 30 deste mês, a presença do produto nas prateleiras voltará a ser proibida. Somente o produto em gel continua liberado.

A Anvisa havia permitido a venda do álcool líquido para o público geral por causa da pandemia de covid-19, mas esse prazo terminou no dia 31 de dezembro do ano passado. O período que vai até o fim deste mês serve apenas para esgotar os estoques dos estabelecimentos comerciais.O conselheiro Ubiracir Lima, do Conselho Federal de Química, explica que o álcool líquido foi substituído pelo gel em 2002, por causa de acidentes. Segundo ele, a eficácia na limpeza é a mesma.

O químico diz que é possível usar outros produtos aprovados pela Anvisa na limpeza da casa no lugar do álcool.

A Associação Brasileira de Supermercados é contra a proibição. A entidade diz que o consumidor vai ficar sem um produto de melhor custo-benefício.

A Abras informou que, desde dezembro, conversa com a Anvisa já que há demanda de consumidores e falta de álcool líquido à venda nos supermercados. (Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília)