21°C 32°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Açude Araras sangra pelo segundo ano consecutivo

Logo nas primeiras horas da manhã, as águas já desciam no escama-peixe na parte mais baixa e no decorrer do dia, cobriu todo o paredão do sangradouro

09/04/2024 às 19h33
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Online Telecom
Online Telecom

A festa da sangria continua na região Norte e nesta terça-feira (09/04), foi a vez do Paulo Sarasate (Araras), em Varjota, atingir a sua capacidade máxima. Logo nas primeiras horas da manhã, as águas já desciam no escama-peixe na parte mais baixa e no decorrer do dia, cobriu todo o paredão do sangradouro, com uma lâmina curta. 

Este é o quarto maior reservatório do Ceará, e sua sangria em 21 de abril do ano passado minimizou as perdas de volume ao longo do período. Durante a quadra invernosa, o Araras recebeu um aporte de pouco mais de 24%, o que marca a 22ª vez na história que atinge os 100% de sua capacidade.

Em Varjota, a contagem regressiva vinha sendo acompanhada ansiosamente nos últimos dias, centímetro a centímetro. Barracas já foram instaladas no distrito de Sangradouro, onde promete uma grande movimentação no próximo final de semana. Desde a manhã, centenas de pessoas iam até o local para conferir o espetáculo se repetindo.

Com o Araras, passam para 53 o número de açudes vertendo no Ceará.

Com capacidade para armazenar até 859 milhões de m³ de água, está sobre o leito do rio Acaraú, entre Varjota, Pires Ferreira, Hidrolândia e Santa Quitéria; desempenha um papel crucial no abastecimento de cinco cidades, além de ser fundamental para a irrigação de milhares de hectares e para a criação de peixes.

Varjota - CE
Sobre o município
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade