23°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Governo anuncia medidas e quer aumentar horário de atendimento nas unidades básicas até as 22h

Hoje, as UBSs ficam abertas de 7h às 19h

15/04/2024 às 09h26
Por: Thiago Rodrigues Fonte: Ceará Agora
Compartilhe:
Jeferson Mota/Secom
Jeferson Mota/Secom

O Ministério da Saúde anunciou ações que têm o objetivo de fortalecer a Estratégia de Saúde da Família, parte da Atenção Primária à Saúde, responsável pelo primeiro contato das pessoas com o sistema de saúde. Entre as novidades está o aumento de equipes disponíveis nas Unidade Básica de Saúde, o que acarretará, gradualmente, na ampliação do horário de atendimento nas unidades até as 22h. Hoje, as UBSs ficam abertas de 7h às 19h.

No início da gestão Lula, havia um déficit de médicos de família no SUS que variava de 45 mil a 65 mil profissionais. Desde então, segundo a pasta da Saúde, houve um aumento de 85% na quantidade de médicos entre 2022 e 2023. De acordo com o ministério, há 25.421 desses profissionais atuando hoje.

A cobertura da estratégia da família está ligada a uma redução na mortalidade infantil, apontam estudos. A meta da pasta é implementar 2.360 equipes de Saúde da Família, 3.030 equipes de Saúde Bucal e mil multiprofissionais — nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas, psicólogos, assistentes sociais — por ano até 2026.

A meta é permitir que cada cidadão e profissional de saúde possa monitorar o ciclo de cuidado do SUS por meio de tecnologias como o aplicativo ‘Meu SUS Digital’. As funcionalidades do app estão sendo aprimoradas e hoje o cidadão já consegue emitir a carteira de vacinação completa, o documento para retirada de absorventes pelo Farmácia Popular e acompanhar em tempo real a fila de transplantes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade