Começa, nesta segunda-feira, 15 de abril, o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo se estende até 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023.
O cronograma e as regras foram estabelecidos em edital, que está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nos anos anteriores os candidatos sem isenção da taxa pagaram R$ 85.
O órgão responsável pelo exame ainda não divulgou outras informações como as datas das provas e se o valor da inscrição deste ano permanecerá o mesmo.
Quem quer solicitar a taxa de isenção deve se encaixar nos seguintes perfis estabelecidos:
Quem se enquadra nos perfis estabelecidos pode pedir a isenção pela Página do Participante, com o login único do Gov.br. Quem não lembrar a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma.
Na Página do Participante é preciso informar o CPF, a data de nascimento, e-mail e um número de telefone válido. Nela, também é possível justificar a ausência caso necessário (anexando um atestado médico ou um boletim de ocorrência, por exemplo).
A justificativa de ausência é necessária para quem não compareceu aos dois dias de Enem, em 2023. É necessário apresentar a justificativa caso queira participar da edição de 2024 gratuitamente.