20°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Procap cumpre mandado de busca e apreensão contra prefeita de Canindé, secretário, servidores e empresários

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, falsidades material e ideológica, entre outros

11/07/2024 às 11h43 Atualizada em 11/07/2024 às 11h50
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Reprodução/MPCE
Reprodução/MPCE

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), com o apoio do Departamento Técnico Operacional da Polícia Civil, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11/07), a Operação “Puritas Publica”, que apura suposto superfaturamento em contratos de prestação de serviços de limpeza pública na cidade. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Canindé e Fortaleza contra a prefeita Rozário Ximenes, o secretário de Obras e Infraestrutura e servidores municipais de Canindé, além de empresários da região.

As buscas, autorizadas pelo Tribunal de Justiça do Ceará após pedido da Procap, foram realizadas nas residências dos investigados e também nas sedes da Prefeitura de Canindé e das empresas supostamente envolvidas.

Durante a ação, foram apreendidos valores em dinheiro (reais) na residência da prefeita, na casa do secretário de Obras e Infraestrutura e em uma das empresas investigadas. Aparelhos celulares, computadores e documentos relacionados aos contratos investigados também foram apreendidos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, falsidades material e ideológica, entre outros.

A investigação teve início no ano de 2023, após a Procap receber denúncia de que a Prefeitura de Canindé estaria pagando às empresas responsáveis pela limpeza pública da cidade valores acima do mercado, evidenciando um suposto superfaturamento dos contratos. Além disso, o serviço estaria causando danos ambientais em regiões do município.

A operação recebeu o nome de “Puritas Publica”, termo proveniente do latim que significa pureza pública. O termo foi escolhido diante da necessidade de transparência nos contratos supostamente superfaturados, que tratam dos serviços de limpeza pública em Canindé.

Canindé - CE
Sobre o município
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade