O município de Varjota se destaca pelo avanço na saúde pública ao ocupar o 5º lugar dentre os 184 municípios do estado, conforme índices divulgados pelo programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. Na última medição, a cidade já ocupava a 10ª colocação no ranking estadual, mas agora se tornou referência ao atingir a 2ª posição de toda a região Norte.
O Previne Brasil é responsável por monitorar e avaliar o desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS), com ação fundamental para uma gestão da saúde eficiente. Os indicadores abrangem públicos prioritários, como gestantes, mulheres, crianças e pacientes com doenças crônicas.
Os números da atenção básica de Varjota vem crescendo desde 2021 com o percentual de 9,2%, em 2022 com 9,9%, alcançando a marca final de 10% em 2023 e 2024. O resultado comemorado pelos profissionais da saúde é mérito dos investimentos que a Prefeitura Municipal vem realizando ao longo dos últimos anos, com a melhoria das instalações no Hospital Municipal e nas unidades de saúde, como também na qualificação das equipes no atendimento à população.
"Isto serve como motivação para continuarmos avançando e estamos determinados a manter e melhorar ainda mais esses índices, enfrentando novos desafios com a mesma dedicação e empenho", ressalta a secretária da pasta, Regiane Nobre.
A saúde varjotense é referência em toda região em cirurgias, atendimentos com menos internações, diagnósticos precoces, equipamentos modernos e tratamentos mais eficazes, consolidando-se como uma das áreas mais bem avaliadas perante aos usuários.