A Arquidiocese de Fortaleza confirmou, nesta quinta-feira (22), que não haverá alteração na data de celebração da tradicional de São Francisco das Chagas, em Canindé. Os festejos em homenagem ao padroeiro da cidade acontece entre os dias 24 de setembro e 4 de outubro. A proximidade com o dia da votação das Eleições 2014 (marcado para 6 de outubro) não alterará a programação.
A festa terá um momento histórico. De acordo com a Arquidiocese, uma relíquia do santo de Assis será levada a Canindé. Virá da Itália um pedaço das vestes usadas pelo religioso, um dos santos mais venerados da Igreja Católica, que viveu entre os séculos 11 e 12. A relíquia será apresentado aos católicos pelos dois frades do Monte Alverne, na Itália.
Para a Igreja Católica, relíquias são fragmentos do corpo de um santo, geralmente dos ossos, objetos de seu uso pessoal ou que tenham sido tocados por ele.
Com o tema “As Chagas de Cristo presentes em São Francisco e na vida do povo”, a festa atrai milhares de romeiros de diversas partes do Brasil. A celebração ainda comemora os 800 anos da impressão dos estigmas do santo. Outra novidade anunciada para a celebração deste ano é a presença do Frei Massimo Fusarelli, o 121º Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores na linha sucessória de São Francisco de Assis, que coordena os frades menores em 119 países.
No dia 24 de setembro, os festejos iniciam com o tradicional hasteamento da bandeira em frente à Basílica de São Francisco, às 4h da manhã. Ao longo dos dias de festejo, serão realizadas missas, confissões, novenas e procissões. A celebração religiosa encerra com a procissão do dia 04 de outubro, às 17h.