21°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Pefoce analisará merenda escolar após 46 alunos passarem mal em Canindé

Casos aconteceram após primeiro dia de aula na rede municipal

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: O POVO
20/02/2025 às 14h00
Pefoce analisará merenda escolar após 46 alunos passarem mal em Canindé
Foto: Reprodução

Amostras da merenda escolar consumida pelos 46 alunos no primeiro dia de aula da rede municipal de Canindé, serão analisadas pela Perícia Forense. Caso aconteceu na última segunda-feira, 17. As crianças sentiram diarréia, dor abdominal e vômito. 42 casos foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (Upa) e outros quatro, ao hospital.

Amostras da merenda escolar foram submetidas a exames laboratoriais. Os exames serão processados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). "Conforme os resultados forem disponíveis, serão incluídos no relatório oficial e divulgados à população com transparência", afirmou a Prefeitura de Canindé. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os casos apresentaram evolução rápida e positiva. Conforme a pasta, os cuidados domiciliares seguem em andamento. No dia seguinte ao ocorrido, foi adotada uma estratégia de epidemiologia de campo e cuidado em saúde, realizando visitas às famílias para monitoramento do estado das crianças.

Conforme o órgão, a Vigilância Sanitária realizou a coleta de amostras de alimentos e água, que foram encaminhadas para análise e investigação. A inspeção técnica nas escolas seguirá o calendário da Vigilância e será reforçada conforme necessário.

"Alunos de um estabelecimento municipal foram atendidos em unidades hospitalares, após supostamente ingerir um produto da merenda escolar. O referido produto foi entregue à equipe da Delegacia Regional de Canindé, onde será submetido à análise da Perícia Forense do Estado do Ceará", informou.