21°C 29°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Lula declara luto de 7 dias e presta homenagem ao papa Francisco

Presidente declarou luto de sete dias no Brasil pela morte do pontífice; demais autoridades também se manifestaram

Josyvânia Monteiro
Por: Josyvânia Monteiro Fonte: O Povo
21/04/2025 às 15h34
Lula declara luto de 7 dias e presta homenagem ao papa Francisco
Foto: Reprodução / Ricardo Stuckert

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se manifestou após a morte do papa Francisco, ocorrida na manhã desta segunda-feira, 21. Em mensagem publicada através dos canais oficiais de comunicação do governo, o chefe do executivo nacional lembrou a luta do pontífice ao lado dos mais pobres, e destacou o engajamento do pontífice em questões políticas, humanitárias e climáticas.

Na nota, também veiculada nas redes sociais do presidente, Lula lembrou as vezes em que ele e a esposa estiveram com o papa, a última delas em fevereiro deste ano, no Vaticano, e disse guardar os momentos de carinho.

O presidente disse que o papa buscou levar amor onde havia ódio, em menção à oração de São Francisco de Assis, e destacou a luta por um modelo econômico mais igualitário, fim das guerras, do preconceito, e alertas para as emergências climáticas.

“Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará”, afirmou.

O petista também declarou luto oficial de sete dias no país pela morte do pontífice e pediu que Deus conforte os corações dos milhões de fiéis que hoje lamentam a partida do papa.

“O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações”, pontuou.

Além de Lula, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT) publicou uma última mensagem ao papa. Camilo lembrou o encontro que teve com o papa em 2017 e destacou a missão de fé do santo padre voltada aos mais necessitados.