Uma mulher de 36 anos, moradora do município de Santa Quitéria, está internada em um hospital de Sobral com meningite bacteriana. Ela deu entrada no Hospital Municipal na última terça-feira (17), apresentando quadro de desorientação e vertigem.
Diante do agravamento do estado clínico, a mulher foi entubada e transferida para Sobral para receber atendimento especializado. A equipe de saúde do hospital fez o bloqueio entre os familiares que tiveram contato com ela, assim como, da equipe que a atendeu na unidade. A meningite bacteriana é uma infecção grave das meninges, causada por bactérias, resultando em sintomas como febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos, confusão mental ou sonolência e rigidez na nuca.
Normalmente, a transmissão acontece de uma pessoa para outra, pelo ar, através de gotículas e secreções do nariz e da garganta. Ela pode ocorrer também ao consumir água ou alimentos contaminados, ou ao entrar em contato com fezes.
A principal forma de prevenção da meningite é a vacinação, mas outras medidas importantes também são: manter a higiene pessoal e dos ambientes, evitar aglomerações e procurar atendimento médico imediato ao apresentar sintomas.