O agendamento para a instalação gratuita da nova parabólica digital pode ser feito só até a próxima segunda-feira (30), conforme informou o Ministério das Comunicações. O serviço é fornecido de modo gratuito para famílias brasileiras de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e acontece por meio do programa Siga Antenado.
O programa, que é voltado para famílias que utilizavam a parabólica tradicional, já beneficiou mais de 5 milhões de brasileiros, segundo a gestão federal. A iniciativa foi executada em todos os estados brasileiros, inclusive em regiões com baixa cobertura terrestre. A parabólica digital disponibiliza som e imagem em alta definição e mais de 100 canais abertos.
A iniciativa é coordenada pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a EAF | Siga Antenado e com supervisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), criada como contrapartida do leilão do 5G. O programa em questão também possibilitou a liberação completa da faixa de 3,5 GHz, que permite a implementação do 5G em todo o território nacional.
Mais informações sobre o serviço da instalação estão disponíveis no site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404, que também atende por mensagens via WhatsApp.
A substituição é necessária para evitar interferências causadas pela ativação do 5G, que utiliza a mesma faixa de frequência (3,5 GHz). Os novos equipamentos oferecem melhor desempenho de sinal, estabilidade na recepção e qualidade superior de áudio e vídeo.