21°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Doação domiciliar de leite materno ajuda a salvar vidas de bebês da UTI Neonatal da Santa Casa de Sobral

O gesto solidário da doação domiciliar ajuda a salvar vidas de bebês internados na UTIN.

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa Fonte: O Sobralense
15/08/2025 às 07h39
Doação domiciliar de leite materno ajuda a salvar vidas de bebês da UTI Neonatal da Santa Casa de Sobral
Ascom/SCMS

Semanalmente, a instrutora operacional Ivone Sousa Cavalcante, 23, doa leite materno ao Posto de Coleta da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, desde o nascimento de sua filha Maria Helena, hoje com quatro meses. "O leite materno é o amor em forma de alimento. Eu sou muito feliz em doar leite materno", declara Ivone. O gesto solidário da doação domiciliar ajuda a salvar vidas de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do hospital, que conta com 15 leitos. 

A coleta domiciliar é feita com todo o cuidado: uma equipe do hospital visita as casas das doadoras, entrega um kit com frascos esterilizados, gorro e máscara, realiza testes rápidos e busca o leite doado todas as segundas-feiras. A enfermeira do Posto de Coleta, Ir. Ana Suerda, reforça a importância da amamentação para quem deseja doar. "Orientamos as mães a amamentar seus bebês de forma exclusiva até seis meses. Caso tenham uma boa produção, podem doar para ajudar os prematuros internados na Santa Casa", explica. 

O leite doado é fundamental para a nutrição dos bebês internados na Neonatologia da Santa Casa, como a Lavínia, filha da auxiliar administrativo, Sara Costa. Prematura, Lavínia nasceu com apenas 27 semanas e 2 dias de gestação, pesando 858 gramas. Ela precisou permanecer quase 30 dias na UTI Neonatal e recebeu leite humano pasteurizado por meio das doações. "O leite doado foi muito importante para a saúde e a imunidade da minha bebê", agradece Sara.

Segundo o diretor técnico e médico neonatologista da Santa Casa, Ueides Fechine, o leite materno é essencial para o desenvolvimento dos prematuros. "Além de ser o alimento mais completo para o bebê, o leite materno protege contra infecções graves, incluindo as hospitalares, reduz o risco de enterocolite necrosante — uma inflamação intestinal potencialmente fatal —, facilita a digestão e favorece o desenvolvimento do cérebro e dos pulmões, aumentando as chances de crescimento saudável", afirma. 

A nutricionista da Santa Casa, Samara Evangelista, complementa: "O leite materno é rico em proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde dos bebês, não só na infância, mas ao longo de toda a vida".

Quer ajudar?

O Posto de Coleta da Santa Casa de Misericórdia de Sobral continua recebendo doações de leite materno. Com um simples gesto, é possível salvar vidas.

Contatos para doação: (88) 3112-0400 / (85) 9 8956-9503