Com 21 anos de história no mesmo endereço, a Rádio Timbaúba FM enfrenta, há cerca de um ano, sérios problemas no fornecimento de energia elétrica. As constantes oscilações e variações de voltagem têm provocado a queima de equipamentos e interrupções frequentes na transmissão, deixando a emissora fora do ar quase todos os dias.
O diretor da emissora, Jamil Almeida, relata que diversas reclamações já foram feitas ao 0800 da Enel. Apesar das visitas técnicas, os problemas persistem. “As equipes constatam a irregularidade, mas afirmam que a solução depende de investimentos da empresa, o que até agora não ocorreu”, afirmou.
Dados preocupantes
Segundo a regulamentação da ANEEL, para a rede de 220V, a faixa aceitável de variação deve estar entre 201V e 231V. No entanto, medições realizadas na rádio registraram valores entre 179V e 244V, muito além do limite permitido, evidenciando a gravidade da situação.
Risco de encerramento
Diante da falta de providências por parte da Enel Ceará e dos prejuízos acumulados, a direção da Rádio Timbaúba FM alerta que, caso não haja uma solução imediata, a emissora poderá ser forçada a encerrar suas atividades, interrompendo um serviço de comunicação essencial para a população de Nova Russas e região.