Santa Quitéria passou a integrar oficialmente a lista de municípios que aderiram ao programa Empresa + Simples, da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). A iniciativa tem como objetivo facilitar a abertura de empresas, oferecendo um processo totalmente digital que pode ser concluído em até cinco minutos, sem necessidade de deslocamento até a capital ou outros órgãos.
O sistema contempla o registro mercantil da Junta Comercial, as inscrições tributárias da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Finanças, os alvarás de funcionamento da Prefeitura, os licenciamentos ambientais e sanitários das Secretarias de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, além do certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, “a cada nova cidade que adere ao programa, aumentamos as oportunidades de negócios, impulsionamos a economia local e aproximamos os serviços da realidade dos empreendedores”.
Atualmente, Santa Quitéria possui 2.875 empresas ativas. O comércio concentra 48,52% dessas atividades, seguido pelos serviços, com 38,45%, e pela indústria, com 12,2%. Entre as principais atividades estão o comércio varejista de mercadorias em geral, de artigos de vestuário e acessórios, além de cosméticos e produtos de perfumaria.
A expectativa é de que, com a redução da burocracia, o município registre um crescimento no número de empresas nos próximos anos.