
Nesta terça-feira (30), às 20h, a Rádio Itataia desligou oficialmente seus transmissores após 38 anos no ar pela frequência AM 890. A rádio iniciou em julho deste ano a migração para a frequência modulada (FM), podendo agora ser sintonizada no canal 94,9. O marco representa o fim de uma era que fez história na comunicação de Santa Quitéria e inicia um novo ciclo, mais digitalizado e moderno.
A mudança para o FM faz parte do processo de modernização da radiodifusão, que busca melhorar a qualidade do som e ampliar o alcance das transmissões. Beto Brasil, apresentador do jornal da emissora, destaca a evolução: “A gente fica com saudade porque o começo foi através do AM, mas vem aí a empolgação com a novidade do FM, com mais qualidade de som. O fator positivo é a forma como os ouvintes abraçaram essa inovação, porque precisamos sempre buscar evolução e modernidade”.
A primeira emissora do município se consolidou como espaço de informação e entretenimento. No auge, os ouvintes enviavam cartas, interagindo com os programas, que também tiveram forte influência no cenário político e cultural da cidade.
Ao longo de quase quatro décadas, a Itataia abriu caminhos na comunicação local e fez parte de diferentes gerações de ouvintes. Com seus programas, vozes e histórias, deixa um legado que certamente será lembrado com saudosismo pelo público.