No último sábado (4), os profetas da chuva de Santa Quitéria se reuniram para analisar os sinais da natureza e ter uma previsão de como será o inverno do próximo ano. Esse encontro é uma tradição no município que acontece anualmente, organizado há seis anos pelo profeta da chuva João Abílio Vieira de Oliveira, popularmente conhecido como “Seu Cuíca”.
Neste ano, participaram 40 pessoas do encontro, que aconteceu no local de costume, na casa do organizador, localizada no bairro das Flores. Para 2026, a experiência mostrou que os seis meses de inverno serão bons. No ano passado, seu Cuíca afirma que as previsões para o ano de 2025 foram certeiras, reforçando a confiança na tradição.
Para as previsões, a maioria dos profetas baseia suas observações no comportamento do mês de setembro, interpretando fenômenos da natureza para prever o período chuvoso do ano seguinte. Seu Cuíca relata que essa é uma profissão que seu avô deixou para ele, e relembra da sua infância: “dia 30 de agosto, os mais velhos se reuniam debaixo do alpendre para tirar a experiência do mês de setembro e eu ficava prestando atenção”, conta.