
A paróquia de Santa Quitéria realizou na noite da última terça-feira (4), o simpósio em comemoração aos 100 anos do Monsenhor Luís Ximenes, caso ainda estivesse vivo. O evento aconteceu na praça da Matriz e relembrou a história do religioso que marcou a história do município. Ele esteve por 42 anos na paróquia de Santa Quitéria e é tido como um santo popular pelos quiterienses pelo seu modelo de simplicidade e bondade, retratado através de testemunhos.
O evento reuniu diversos paroquianos e pessoas que foram da convivência do Monsenhor Luís Ximenes. Os testemunhos buscam, ao longo dos anos, manter esse legado e as suas histórias vivas. As pessoas celebraram com afeto como ele cuidava da cidade e o modo de vida que ele levava, vivendo uma vida franciscana e transmitindo valores que são lembrados até hoje.
O Pároco de Santa Quitéria, Padre Domício, compartilha que é uma alegria estar promovendo o momento e celebrando o legado de humildade que deixou para a cidade. “Pessoas relatam graças alcançadas, milagres, por intercessão do Monsenhor, pois se valeram dele, pediram, e foram atendidos, então são sinais de santidade”, finaliza o Pároco.
Também esteve presente do simpósio, a sobrinha do Monsenhor Luís Ximenes, Maria Luiza Cavalcante, que relembra o cuidado que ele tinha com a família e relata que o sentimento nesta comemoração é de grandeza espiritual, de reconhecimento, de honra, de perpetuar a vida, a memória e o amor que ele transmitia.
O padre Jacó comenta que o ser humano precisa de referências, e que gosta de saber que em meio a tantas outras, o Monsenhor Luís Ximenes ainda é a referência para a população de Santa Quitéria. “Ele não entendia salvação apenas no nível espiritual, ele entendia a salvação no nível integral, ele pensava no crescimento do povo quiteriense”, afirma.
A programação realizada na paróquia, teve encerramento nesta quarta-feira (5), com uma missa celebrada pelo bispo Dom Vasconcelos, da diocese de Sobral. Tanto o Museu quanto o Vagão que contam a história de vida dele, estarão abertos até as 20h de hoje para visitação.