22°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Projetos de lei reconhecem a relevância da Exposição Agropecuária e a Festa da Padroeira de Santa Quitéria

Com a aprovação dos projetos, os dois maiores eventos do município são oficialmente legitimados

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia
13/11/2025 às 15h24 Atualizada em 13/11/2025 às 15h26
Projetos de lei reconhecem a relevância da Exposição Agropecuária e a Festa da Padroeira de Santa Quitéria
Foto: Antonio Jonathan/PMSQ

Dois projetos de lei aprovados na Assembleia Legislativa do Ceará reconhecem oficialmente os dois maiores eventos do município de Santa Quitéria. Um dos projetos declara a relevância histórica e cultural da tradicional Exposição Agropecuária para o estado do Ceará, enquanto o outro inclui a Festa da Padroeira no Calendário Turístico Cultural do Ceará.

O projeto que reconhece a relevância da Exposição Agropecuária, de autoria do deputado Bruno Pedrosa, foi aprovado nesta quarta-feira (12) e destaca a importância do evento, realizado anualmente no mês de junho. O evento se consolidou como um dos mais importantes do calendário estadual, reunindo produtores rurais, criadores, agricultores familiares, artesãos e representantes do comércio. A feira movimenta a economia regional e fortalece o agronegócio, servindo como espaço de negócios, difusão de tecnologias e valorização da cultura rural cearense.

Continua após a publicidade
Anúncio

Já o projeto que inclui a Festa da Padroeira Santa Quitéria no Calendário Turístico Cultural do Ceará foi aprovado na semana passada e é de autoria do deputado Jeová Mota. Realizada anualmente entre os dias 12 e 22 de maio, a celebração reúne moradores e visitantes de diversas regiões em um período marcado por missas, procissões e a parte social que movimenta a economia da região. A festa é considerada uma expressão viva da cultura e da identidade do povo quiteriense.

Com a aprovação dos projetos, os dois maiores eventos do município são oficialmente legitimados, destacando-se por sua relevância, seja no campo cultural ou religioso, e por fortalecerem a tradição e a identidade de Santa Quitéria.