23°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Faltando cinco rodadas para o término do Brasileirão, veja projeções para Fortaleza e Ceará no restante do Campeonato

Ceará e Fortaleza vivem momentos distintos no Campeonato Brasileiro 2025.

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia Fonte: Ceará Agora
15/11/2025 às 10h51
Faltando cinco rodadas para o término do Brasileirão, veja projeções para Fortaleza e Ceará no restante do Campeonato
Foto: Reprodução

Faltando 5 jogos para o encerramento do Brasileirão, Ceará e Fortaleza vivem momentos distintos no Campeonato Brasileiro 2025.

Com 42 pontos, o Vozão está na 12.ª colocação do Campeonato e sonha com a permanência na Série A e com uma vaga na Copa Sul-Americana e até mesmo em uma pré-Libertadores.

Continua após a publicidade
Anúncio

O Fortaleza ainda briga contra o rebaixamento e considera cada jogo uma final com o objetivo de permanecer na Série A. O Leão do Pici está na 19ª colocação com 31 pontos.

PANORAMA DO CEARÁ

O Ceará venceu fora de casa a equipe do Corinthians pelo placar de 1 a 0. Em busca de uma vaga na Copa Sul-Americana, o Vozão terá grandes desafios na reta final do Brasileirão. Os próximos duelos do Alvinegro de Porangabuçu serão o Internacional na próxima quinta-feira (20), na Arena Castelão, o Mirassol fora de casa no dia 24/11, o Cruzeiro na Arena Castelão no dia 29/11, o Flamengo no Maracanã no dia 3/12 e finaliza o campeonato contra o Palmeiras no dia 7/12.

No momento, as vagas para a Copa Sul-Americana são distribuídas do 8º ao 13º colocados, enquanto a Libertadores fica com o G-7. O índice pode aumentar a depender dos campeões da Sula, da Liberta e também da Copa do Brasil. Desse modo, o Vovô observa todos os cenários com muita atenção.

Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a pontuação para a Copa Sul-Americana é de 47 pontos. Assim, o time precisa ganhar mais nove pontos. Logo, deve conquistar três vitórias. Hoje, a vaga é oferecida até o 13º colocado, mas pode aumentar até o 14º a depender dos títulos da Copa do Brasil (Cruzeiro, Vasco, Fluminense ou Corinthians), Sula (Atlético-MG) e Liberta (Flamengo ou Palmeiras).

Para uma vaga na Libertadores, a pontuação é de 57 pontos. A marca oferece 94,1% de chance de vaga. Assim, a equipe precisa ganhar mais 15 pontos. Logo, deve ter um aproveitamento de 100% no fim da competição, com cinco vitórias. No aspecto histórico, seria um objetivo inédito, apesar de ser pouco viável no momento. Hoje, a vaga é oferecida até o 7º colocado, mas pode aumentar para o 9º a depender dos títulos da Copa do Brasil (Cruzeiro, Vasco, Fluminense ou Corinthians), Sul-Americana (Atlético-MG) e Liberta (Flamengo ou Palmeiras).

PANORAMA DO FORTALEZA

Diferentemente do seu maior rival, o Fortaleza conta os pontos e torce para os adversários tropeçarem para se manter na Série A. No seu último duelo, o Fortaleza conseguiu um empate heroico contra o Atlético MG por 3 a 3 na Arena MRV.

O Leão entra em campo novamente no dia 20/11 contra a equipe do Bahia fora de casa, depois pega o RB Bragantino também fora dos seus domínios no dia 26/11. Logo após, o Leão enfrenta o Atlético MG (30/11) e o Corinthians (3/12) na Arena Castelão, o Fortaleza encerra sua participação na Série A contra o Botafogo no Nilton Santos no dia 7/12.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o empate contra o Atlético MG fez o risco de rebaixamento do Leão do Pici subir de 92,6% para 93,1%.

Com o novo levantamento da UFMG, apenas o Sport, já rebaixado, tem situação mais crítica que o Fortaleza. Na sequência, aparecem Juventude (76,7%) e Santos (59,4%) entre os clubes com maior risco de queda.

O cenário ainda pode mudar neste fim de semana, quando o Santos cumpre jogo atrasado diante do Palmeiras. Em caso de vitória do Peixe, o Vitória — atualmente com 51,7% de risco de rebaixamento — pode voltar ao Z4.

Para se livrar do rebaixamento, o Fortaleza precisa vencer 4 dos últimos 5 jogos