
Hidrolândia registrou 92 milímetros de chuva entre a manhã de quinta-feira (5) e a manhã desta sexta-feira (6), colocando o município entre os cinco maiores volumes de chuva do Ceará, segundo a Funceme. O volume expressivo resultou na primeira cheia do Rio Batoque, marcando um momento importante para o cenário hídrico local.
Além do volume registrado na sede do município, as chuvas também alcançaram outras localidades do interior, como Boa Vista, que, de acordo com dados pluviométricos, ultrapassou os 100 mm, enquanto Betania registrou 39 mm.
A chuva intensa ocorreu dentro do cenário previsto pelos avisos meteorológicos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na última quarta-feira (4). Hidrolândia esteve incluída no aviso amarelo, que indica perigo potencial e é válido para todo o Ceará até as 10h de sábado (7), com previsão de chuvas de até 50 milímetros por dia e rajadas de vento de até 60 km/h.
Além disso, o município também integrou o aviso laranja, que aponta condições mais severas para 89 municípios cearenses, com possibilidade de volumes de chuva de até 100 milímetros por dia e ventos que podem chegar a 100 km/h. O alerta de perigo segue válido até as 23h59 desta quinta-feira (5).