
O prefeito de Guaraciaba do Norte, Cefas Melo (SPD), decretou nesta quarta-feira (4) um corte de 30% no salário do prefeito, do vice-prefeito, de secretários, de funcionários temporários e de cargos comissionados. A medida foi justificada pela necessidade de promover redução de gastos em meio à diminuição de verbas do município.
De acordo com o decreto da prefeitura, a redução salarial é válida por 4 meses, até o dia 3 de junho, e atinge os funcionários comissionados, temporários e cargos de confiança (secretários, diretores, coordenadores) que recebem a partir de R$ 2.350. O decreto, porém, destaca que as medidas podem ser estendidas por mais tempo caso seja necessário.
No caso dos servidores públicos efetivos de Guaraciaba do Norte, haverá redução de 30% na gratificação daqueles que recebem a partir de R$ 1 mil de gratificação. Além disso, a prefeitura suspendeu novas contratações de pessoal temporário, patrocínio a novos eventos e programas ou aquisição de camisetas e brindes.
Nas redes sociais, o prefeito Cefas Melo anunciou uma medida como "uma decisão difícil, mas necessária" diante de um cenário de "restrição de recursos e instabilidade" nas contas de municípios brasileiros. "Aqui em Guaraciaba do Norte, a gestão tomou uma decisão muito clara, não haverá demissões, ponto. Enquanto muitos municípios estão colocando servidores para fora, nós nos reunimos, avaliamos os números e buscamos uma saída para que isso não aconteça aqui", afirmou.
O texto do decreto também ordena redução de 30% no valor de contratos com empresas de prestação de serviços, consultorias, sistemas tecnológico, locação de veículos, locação de equipamentos de informática e locação de estruturas como palcos; bem como redução de 20% no consumo de combustíveis e compra de insumos.