
Nesta sexta-feira (20), foi votado, na Câmara Municipal de Santa Quitéria, o projeto de reajuste salarial dos professores, que já havia sido oficializado junto com o prefeito Joel Barroso. A questão da progressão da categoria também foi discutida com os dois sindicatos: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsep) e com o Sindicato dos Professores de Santa Quitéria (Sindprosq), e foi apresentada na última quinta-feira (19).
Segundo a Presidente do Sindprosq, Ana Célia Mendonça, desde 2011 os professores vinham sofrendo com essa defasagem, ou seja, há praticamente 15 anos, e agora foi corrigido. O impacto dessa progressão salarial vai ser de R$ 14 milhões, em alguns casos, os professores que estão na última categoria da carreira podem chegar a ganhar R$ 5 mil a mais. O reajuste linear que foi concedido é de 7%, acima do piso estadual e nacional dos professores.
Os vereadores aprovaram o projeto, que agora segue para sanção da prefeitura. Segundo a Presidente da Câmara, Emanuela Barbosa, esse foi um projeto ousado por parte do prefeito. “Nenhum gestor já tinha apresentado à câmara, ao magistério um projeto da magnitude que foi esse projeto que o prefeito Joel enviou para o reajuste do magistério”, comenta ela.
Já Ana Célia Mendonça, afirma que esse é um reajuste bastante significativo que vai fazer a diferença no salário de cada professor. “É um impacto financeiro muito bom para os professores e tempos de confiança que a gestão vai honrar com esse compromisso", finaliza.