Sexta, 13 de Março de 2026
21°C 34°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Bolsonaro está internado com broncopneumonia bacteriana bilateral, diz hospital

Segundo os médicos, os exames confirmaram “broncopneumonia bacteriana bilateral de provável origem aspirativa”, ou seja, uma infecção bacteriana nos dois pulmões, causada pela entrada de líquido do estômago ou da boca nas vias respiratórias

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa Fonte: Portal GCMAIS
13/03/2026 às 15h37
Bolsonaro está internado com broncopneumonia bacteriana bilateral, diz hospital
Foto: Reprodução

O hospital DF Star informou em boletim médico que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado na manhã desta sexta-feira, 13, com “quadro de febre alta, queda da saturação de oxigênio, sudorese e calafrios”. Segundo os médicos, os exames confirmaram “broncopneumonia bacteriana bilateral de provável origem aspirativa”, ou seja, uma infecção bacteriana nos dois pulmões, causada pela entrada de líquido do estômago ou da boca nas vias respiratórias.

Segundo o boletim, Bolsonaro “no momento encontra-se internado em unidade de terapia intensiva, em tratamento com antibioticoterapia venosa e suporte clínico não invasivo”. A nota foi assinada pelo cardiologista do ex-presidente, Brasil Caiado, pelo coordenador da UTI geral, Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior e pelo diretor geral do hospital, Allisson Barcelos Borges.

Após a internação, seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) visitou o hospital e afirmou que o ex-presidente estava “consciente e lúcido, mas com voz fraca e abatida”. Segundo Flávio, “nunca houve tanto líquido no pulmão dele. Líquido que veio da broncoaspiração, do seu estômago”, disse aos jornalistas na saída do hospital.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo Flávio, a água dos pulmões de Bolsonaro é oriunda do estômago, por causa dos soluços frequentes que o ex-presidente apresenta. “Isso pode se alastrar para uma grande infecção”, disse o senador.

“Estão brincando com a vida do meu pai”, disse Flávio. O senador pede que Bolsonaro volte para prisão domiciliar para ter “cuidado permanente da família, cuidado técnico de enfermagem e um ambiente melhor”.

O advogado de Bolsonaro Paulo Cunha Bueno também reforçou o pedido para que o ex-presidente volte para a prisão domiciliar. “A defesa tem insistido reiteradamente na necessidade da transferência do Presidente para a custódia domiciliar, diante de um quadro de saúde que demanda cuidados e precauções que jamais poderão ser dispensadas em qualquer estabelecimento prisional, por melhores condições que apresente”, diz o advogado em nota publicada no X (antigo Twitter).

Bolsonaro foi atendido na prisão pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por volta das 8h. Em nota enviada ao Estadão, o Samu informou que o ex-presidente apresentava “caso clínico sugestivo à pneumonia queixando-se de falta de ar”. Ele chegou ao hospital DF Star por volta das 9h, em uma operação do Samu em conjunto com o Corpo de Bombeiros e com apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

O ex-presidente está detido no 19.º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, a Papudinha, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.

Bolsonaro ficou esteve em prisão domiciliar até o dia 22 de novembro, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou sua prisão preventiva após a violação da tornozeleira eletrônica.