Sexta, 26 de Junho de 2026
20°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Alece homenageará Cid Gomes e Camilo Santana com a Medalha Virgílio Távora

Honraria será entregue na próxima sexta-feira (3 de julho) e reconhece personalidades que se destacaram pelos serviços prestados ao País, à democracia e ao desenvolvimento do Ceará

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia Fonte: Opinião Ce
26/06/2026 às 10h49
Alece homenageará Cid Gomes e Camilo Santana com a Medalha Virgílio Távora
Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizará, na próxima sexta-feira (3 de julho), às 18h, no Plenário 13 de Maio, a entrega da Medalha Virgílio Távora aos senadores Cid Gomes (PSB) e Camilo Santana (PT). A homenagem atende a requerimentos de autoria do presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), subscritos por 25 parlamentares.

Considerada uma das mais importantes honrarias concedidas pelo Legislativo cearense, a Medalha Virgílio Távora é destinada a políticos de destaque nacional que tenham prestado relevantes serviços à Pátria e atuado em defesa da democracia.

Trajetórias marcadas pela gestão pública

Natural de Sobral e formado em Engenharia Civil, Cid Ferreira Gomes iniciou sua trajetória política como deputado estadual, chegando à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará. Posteriormente, foi prefeito de Sobral por dois mandatos consecutivos, período em que implantou o Programa de Alfabetização na Idade Certa, iniciativa que serviu de base para a criação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, do Governo Federal.

Continua após a publicidade
Anúncio

Em 2006, foi eleito governador do Ceará e reeleito em 2010. Durante os dois mandatos, liderou projetos nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e segurança pública. Entre as iniciativas destacadas estão a implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional, a construção dos hospitais regionais, o Cinturão das Águas, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém e o Cinturão Digital.

Eleito senador em 2018, Cid Gomes registrou, naquele pleito, a maior votação proporcional do País para o cargo. Atualmente, exerce mandato até fevereiro de 2027 e preside a Comissão de Hidrogênio Verde e a Subcomissão para a Alfabetização na Idade Certa.

Camilo Santana teve maior votação da história do Ceará para o Senado

Natural do Crato, Camilo Sobreira de Santana é engenheiro agrônomo, professor e servidor público federal concursado do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Sua trajetória política teve início como deputado estadual. Em 2014, foi eleito governador do Ceará, sendo reeleito em 2018 com a maior votação proporcional do Brasil naquele pleito. Em 2022, foi eleito senador pelo Ceará com a maior votação da história do Estado.

À frente do Governo do Ceará, deu continuidade a projetos estruturantes e ao modelo de equilíbrio fiscal da administração estadual, além de coordenar ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Na esfera federal, comandou o Ministério da Educação entre janeiro de 2023 e abril de 2026. Durante sua gestão, foram implementadas ações como o programa Pé-de-Meia, a expansão das escolas de tempo integral, o fortalecimento da Rede Federal de Educação Profissional e a implantação do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará.

Em abril deste ano, deixou o comando da pasta para reassumir o mandato de senador da República.

Honraria leva nome de ex-governador que marcou a modernização do Ceará

A Medalha Virgílio Távora homenageia uma das figuras mais influentes da história política cearense. Governador do Ceará por dois mandatos, deputado federal e senador da República, Virgílio Távora teve papel de destaque na formulação de políticas de desenvolvimento e na modernização administrativa do Estado.

Seu legado é associado à implantação de projetos estruturantes e à consolidação de uma cultura de planejamento e gestão pública que contribuiu para o desenvolvimento do Ceará ao longo das últimas décadas.