
O Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta quinta-feira (27) o envio de tropas federais para 66 municípios do Ceará durante as eleições. Entre as cidades contempladas estão Santa Quitéria, Catunda e Hidrolândia, municípios que integram a 54ª Zona Eleitoral. A decisão atende a solicitação encaminhada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que havia aprovado o pedido em julho.
Para Santa Quitéria a presença de tropas federais não será uma novidade. O município já contou com reforço das Forças Armadas em eleições anteriores, inclusive na eleição suplementar realizada em 2025, quando centenas de agentes participaram do esquema de segurança. Já Catunda e Hidrolândia deverão ter a presença de tropas federais pela primeira vez, dentro do reforço previsto para o pleito deste ano.
A decisão ocorre em um cenário de preocupação das autoridades com a segurança das eleições no Ceará. Ao longo dos últimos meses, municípios cearenses registraram episódios relacionados a ameaças e suspeitas de interferência do crime organizado na política. Levantamentos publicados neste ano apontaram casos de coação, ameaças a candidatos e eleitores e tentativa de influência sobre campanhas eleitorais em diferentes cidades do Estado.
Com a aprovação do TSE, o pedido segue para os procedimentos necessários para ação das Forças Armadas durante o período eleitoral. De acordo com o TSE, depois da aprovação pelo plenário, a demanda é encaminhada a Presidência da República, e o emprego das tropas ocorre após os atos necessários junto ao Ministério da Defesa. A atuação terá como finalidade garantir a ordem pública e a normalidade da votação, em conjunto com os órgãos estaduais de segurança.