Segunda, 21 de Setembro de 2026
22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Luizianne e Wagner disputam apoio de prefeitos na corrida pelo Senado no Ceará

Os políticos estão empatados tecnicamente na disputa para o Senado Federal pelo Ceará, segundo levantamento Datafolha mais recente

21/09/2026 às 13h27
Por: Rita de Cássia Fonte: O povo
Compartilhe:
Samuel Setubal
Samuel Setubal

Ex-prefeita de Fortaleza e deputada federal, Luizianne Lins (Rede) tem intensificado agenda com prefeitos do Interior. A parlamentar está na disputa por uma cadeira no Senado Federal, concorrendo na chapa governista, encabeçada por Elmano de Freitas (PT).

Na oposição, Capitão Wagner (União Brasil) também tem se esforçado pelo apoio dos chefes do Executivo municipal. Ele tem tido adesão de gestores da base governista. Os políticos estão empatados tecnicamente segundo pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira, 18, contratada pelo O POVO. 

Wagner concorre à Câmara Alta no time de Ciro Gomes (PSDB), principal adversário de Elmano na disputa pelo Abolição.

Continua após a publicidade
Anúncio

Luizianne avança em apoios de prefeitos

A poucos dias do 1º turno das eleições gerais de 2026, a ex-prefeita tem intensificado agenda junto a Elmano de Freitas, tanto na Capital quanto no Interior. 

Na sexta-feira, 18, a parlamentar visitou Lavras da Mangabeira, distante 374,66 km de Fortaleza, e reebeu apoio de prefeitos do Centro-Sul do Estado. O deputado federal Domingos Neto também esteve presente.

Luizianne foi recebida pelos gestores municipais Ronaldo da Madeireira, prefeito de Lavras da Mangabeira; Marcone Tavares, prefeito de Aurora; Sandro Rufino, prefeito de Umari.

Além de Lucio Barroso, prefeito de Baixio; Wilson Alves, Puíca, prefeito de Ipaumirim; Nilson Alves, prefeito de Cedro; e Professora Aurineide, prefeita de Icó. 

"Sempre contei com a força do povo para ser eleita e agora tenho o desafio de contar com o apoio dos prefeitos do Interior para chegar ao Senado. Eu, Cid e Camilo no Senado juntos vamos poder fazer conversas regionais e fortalecer as parcerias com prefeitos e prefeitas", afirmou em encontro com os gestores.

A candidata participou no sábado, 19, de atos de campanha em Viçosa do Ceará, município a 313,59 km de Fortaleza.

Apoio de prefeitos a Wagner

Capitão Wagner vem somando apoio de gestores municipais desde o início da campanha para o Senado. Recentemente, o candidato recebeu apoio de mais uma prefeita da base de Elmano de Freitas. Larissa Camurça (PSD), prefeita de Pacatuba, declarou que sua chapa será Elmano, Cid Gomes (PSB) e Wagner.

Larissa integra o grupo de Roberto Pessoa (PSD), prefeito de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O político foi pioneiro em anunciar voto para Wagner, mesmo na base do petista.

Há alguns dias, o prefeito de Cruz, José Waldery Muniz, conhecido como Dery Muniz, também anunciou apoio ao candidato da oposição. O gestor é mais um político que está com Elmano para o Governo do Ceará e Cid para o Senado, além de Wagner para a Câmara Alta.

Conforme levantamento de Guilherme Gonsalves, colunista do O POVO, Wagner soma alianças com 21 prefeitos no Estado.

O candidato ao Senado tem buscando ampliar o número de prefeitos que apoiam sua candidatura. Até o fim da campanha eleitoral, a expectativa de Wagner era chegar a cerca de 20 gestores municipais, marca alcançada, com alianças que envolvem nomes da base governista.

Wagner tem destacado o fortalecimento das alianças e o compromisso de trabalhar pelos municípios cearenses. 

Eleições 2026
Sobre o blog/coluna
Página especial com a cobertura das Eleições 2026, onde acompanharemos de perto os acontecimentos políticos que moldarão o futuro do estado e do país.
Ver notícias
Publicidade
Publicidade